Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67075

Comparte esta pagina

Título : Parasito Game: uma jornada tecnológica para educação ambiental e saúde na prevenção de doenças parasitológicas de veiculação hídrica
Autor : CUNHA, Meiriane Tamiris Sena da
Palabras clave : Metodologia inovativa; Ensino de Parasitoses; Jogo digital
Fecha de publicación : 16-jul-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : CUNHA, Meiriane Tamiris Sena da. Parasito Game: uma jornada tecnológica para educação ambiental e saúde na prevenção de doenças parasitológicas de veiculação hídrica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : As parasitoses, infecções causadas por protozoários e helmintos, estão frequentemente associadas à água contaminada e a fatores econômicos, sociais e ambientais. Essas doenças são prevalentes em comunidades com vulnerabilidade social, onde o saneamento básico é inadequado ou inexistente. Na infância, estão diretamente ligadas à falta de higiene e à exposição a ambientes contaminados, afetando a saúde e o desenvolvimento. Esses fatores evidenciam a necessidade de intervenções educativas que promovam a conscientização e a prevenção. Nesse contexto, torna-se essencial abordar o tema nas escolas, integrando educação em saúde e ambiental para capacitar os estudantes a prevenirem essas doenças e entender melhor o ambiente em que vivem. Assim, no intuito de desenvolver soluções tecnológicas que viabilizem a aprendizagem sobre parasitoses de veiculação hídrica, e em virtude do aumento de casos em escolares, surgiu a proposta de desenvolver um Produto Técnico Tecnológico (PTT) em formato de jogo, o “Parasito Game”. Desenvolvido para estudantes do 7o ano do ensino fundamental II, o jogo tem como objetivo contribuir para a prevenção e redução das parasitoses de veiculação hídrica. A iniciativa está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 6 (Água Potável e Saneamento). O processo de desenvolvimento envolveu pesquisa bibliográfica e a aplicação de um formulário no Google Forms com os estudantes, para verificar seus conhecimentos prévios sobre parasitologia e recursos digitais. A plataforma Wordwall.net foi utilizada para a criação do jogo. Professores da educação básica validaram o “Parasito Game” por meio de um questionário que avaliou critérios como perfil profissional, estética do jogo, qualidade do recurso digital e alinhamento com os parâmetros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados da validação foram positivos: Todos os professores avaliadores concordaram com a aplicabilidade do jogo no processo de aprendizagem e destacou seu potencial para promover o aprendizado sobre parasitoses. O game também atendeu às expectativas dos estudantes, que demonstraram grande interesse por jogos digitais como instrumento para o aprendizado. O “Parasito Game” é um recurso pedagógico inovador que integra saúde, meio ambiente e tecnologia de forma lúdica e interativa. Ele enriquece o ensino, engaja os estudantes e trata de temas relevantes como saúde pública e educação ambiental, ainda pouco explorados na literatura acadêmica, de maneira contextualizada. Ao promover o aprendizado de maneira dinâmica, o jogo contribui para mudanças comportamentais, conscientizando os estudantes e a comunidade sobre práticas preventivas e sua relação com a melhoria das condições de saúde ambiental.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67075
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Meiriane Tamiris Sena da Cunha.pdf1.1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons